Qual é o repouso após as Aplicações (Escleroterapia ou secagem de vasinhos)?

Qual é o repouso indicado após as aplicações é uma dúvida bastante frequente e gera muita desinformação, portanto vou esclarecer melhor a questão.

Para saber sobre quais os tipos de aplicações e quais as suas principais indicações sugiro que leia o meu post; tenho microvarizes, e agora? mas resumidamente, elas servem para tratar varizes e micro varizes que fazem parte do sistema venoso superficial.

A escleroterapia, após ser realizada ou aplicada, provoca uma irritação na parte interna dos vasos tratados, que irá promover ao longo das semanas seguintes a sua secagem, total ou parcial.

Devido a agressão às veias gerada pela escleroterapia, dois principais efeitos podem ocorrer  fora e dentro delas:

1. Pequenos hematomas e 2. Coágulos.

E estes são os principais eventos que exigem cuidados pós escleroterapia.

Enquanto houver hematomas não se deve expor o local do hematoma aos raios solares devido a possibilidade de ocorrerem pigmentações deixando manchas escuras na pele. Quando da ocorrência dos coágulos dentro dos vasos tratados, estes devem ser retirados através de punções com agulhas ou micro incisões, e do mesmo modo, as regiões não devem ser expostas ao Sol.

Então não há restrições sobre alimentação, bebidas nem movimentações como subir escadas, caminhar, correr e academia?

Estas orientações variam um pouco de angiologista para angiologista. Eu costumo liberar todas estas atividades sem restrições. Contudo, lembro que em algumas situações a utilização de faixas compressivas é necessária por algumas horas, e evidentemente, neste período, certas atividades físicas estarão restritas pela pura impossibilidade de realiza-las devido ao uso das ataduras.

Sendo assim, não há desculpa de faltar a academia ou a 

caminhada no dia seguinte

das aplicações nos vasinhos.

Certo?