Sistemas venosos: o que você precisa saber antes da sua próxima consulta!

Sistemas venosos: o que você precisa saber antes da sua próxima consulta!

O laudo do Eco-Doppler fez referência aos Sistemas Venosos.

Mas afinal, o que são eles?

Existem três sistemas venosos nos nossos membros inferiores e superiores, que são, o Sistema Superficial, o Profundo e o Perfurante.

Neste post falarei dos sistemas venosos dos membros inferiores (MMII) por serem os mais acometidos por doenças vasculares.

Vamos lá:

O sistema Venoso Superficial – como o nome já diz é o sistema composto pelas veias superficiais dos membros inferiores (MMII). Este sistema é o mais conhecido dos três, já que fazem parte dele a veia Safena Magna e a Safena Parva, – e, Safena todo mundo já ouviu falar. Também é nele que ocorrem as varizes superficiais e microvarizes. Contudo, talvez você não saiba, ele tem pouca importância, pois quando sadio é responsável por somente 10% do retorno venoso dos membros inferiores.

O Sistema Profundo – este sistema está localizado junto aos músculos dos membros inferiores (MMII) e não é visível externamente. Contudo, é o mais importante pois transporta cerca de 90% do fluxo sanguíneo dos MMII. As veias Femorais, Poplítea e Tibiais fazem parte deste sistema. As veias Safenas – do Sistema Superficial – transportam o sangue para o Sistema Profundo ao se conectarem no oco poplíteo (Safena Parva) ou na virilha (Safena Magna).

O Sistema Perfurante é composto por veias curtas e com localizações transversais que conectam o Sistema Superficial ao Profundo trazendo sangue do Superficial para o Profundo. A razão da existência deste sistema é porque o Sistema Profundo é maior e mais eficiente no transporte do sangue venoso que o Superficial. Assim, o fluxo sanguíneo nas veias perfurantes é do Superficial para o Profundo. Veias Perfurantes doentes (com refluxo) podem acarretar eczema varicoso, a dermatite ocre (manchas na pele), podendo evoluir para a úlcera varicosa quando não tratadas a tempo.

Obrigado pela leitura e até o próximo post!