Veia dilatada é varize?

Veia dilatada é varize?

Recebo frequentemente perguntas sobre se veias dilatadas nas pernas e até nos braços são varizes.veias

As veias são divididas em superficiais e profundas, sendo as superficiais visíveis. Sabemos também que as veias trazem o sangue de volta ao coração, ou seja, nelas o sentido do fluxo é centrípeto (para o centro). Contudo, elas também têm função de ser uma espécie de reservatório de sangue para o nosso próprio corpo, além de ajudarem na regulação da temperatura corporal.

Explicando melhor a função reservatório: quando o corpo precisa de mais volume de sangue para os órgão vitais elas se contraem e o sangue é assim direcionado para eles, como nos casos de sangramentos por traumas ou nas grandes desidratações.

Na regulação da temperatura elas funcionam se dilatando para que o sangue se acumule nas extremidades e ajude a perder calor quando estamos num ambiente muito quente. Fazem exatamente o contrário, isto é, se contraem impedindo que o sangue fique exposto à baixas temperatura quando estamos num ambiente frio.

Então é normal que nossas veias superficiais as vezes estejam dilatadas e outras vezes estejam bem contraídas.

Quando as veias se transformam em varizes, ocorrem alterações importantes nas suas paredes e nas suas funções. As varizes são veias dilatadas – com mais de 3 mm de diâmetro – e tortuosas que perderam a capacidade de trazer o sangue para o coração quando estamos em pé, além de perderem quase completamente a capacidade de se contraírem quando for necessário. Assim, toda vez que estivermos em pé elas estarão visíveis (de aspecto dilatadas e tortuosas). Quando deitarmos com as pernas elevadas acima do nível do peito, elas murcharão voltando ao aspecto tortuoso e dilatado tão logo ficarmos em pé novamente.

Em resumo, se você tiver veias dilatadas e tortuosas nos membros inferiores, então muito provavelmenvarizeste você estará com varizes e deverá fazer uma consulta com um angiologista ou cirurgião vascular qualificado.

 

Até o próximo post.