Veias quebradas; existem?

Veias quebradas; existem?

É muito comum pacientes falarem que têm veias quebradas. Como acho a expressão de dar dor nos ouvidos vou tentar esclarecer um pouco este assunto.

A expressão veia quebrada se refere a veias que se dilataram, e ficaram tortuosas, ou seja, se transformaram em varizes.

As veias são vasos muito flexíveis que transportam o sangue de volta ao coração. Quando elas ficam doentes, se transformam em varizes e dependendo do calibre são classificadas em varizes de pequeno, médio e grosso calibre. Quase sempre a expressão veia quebrada, se refere a varizes de grosso calibre.

Também é importante não confundir veias salientes com varizes (lembre que varizes são veias dilatadas e tortuosas).

Outra distinção a ser feita é entre varizes e micro varizes. Estas últimas são aquelas veinhas fininhas comum nas coxas e tornozelos e que principalmente as mulheres odeiam.

A expressão veia quebrada não faz parte da terminologia médica, porque sendo vasos flexíveis elas não quebram. Se fossem vasos rígidos, cada vez que dobrássemos os cotovelos ou os joelhos, elas simplesmente quebrariam…

Então dá próxima vez que pensar em falar em veias quebradas, lembre que quem quebra são coisas rígidas com vidro, osso, porcelana.

Veias que ficam dilatadas, tortuosas e sem função são VARIZES!

Simples assim.

Captou?

Abraços.