Você tem manchas escuras na pele? Sabe que pode ser Acantose Nigricans?

Você tem manchas escuras na pele?

Sabe que pode ser Acantose Nigricans?

Manchas escuras na pele é motivo frequente de consultas com o Angiologista e Cirurgião Vascular. Contudo, um tipo de mancha escura muito comum, não tem relação alguma com doença circulatória. Ela é a Acantose Nigricans!

Você já ouviu falar?

O que é Acantose Nigricans?

A Acantose Nigricans não é propriamente uma doença e sim um sinal que algo não está correto no funcionamento do nosso corpo.

Se caracteriza por manchas escuras e aveludadas localizadas principalmente em zonas de dobras da pele como as articulações, sendo mais comuns no pescoço, axilas, cotovelos, virilhas, joelhos, planta dos pés, palma das mãos e lábios.

Acantose Nigricans de região cervical

Geralmente não causam sintomas (queixas), mas alguns pacientes podem relatar ardências, pinicões e coceira. Se houver infeção associada devido à presença de espessamento e sulcos da região atingida, o mau cheiro poderá estar presente.

Acantose Nigricans de fossa cubital (cotovelo)
Acantose Nigricans de região inguinal

Quais são os grupos de risco para apresentar Acantose Nigricans?

A Acantose Nigricans acomete tanto o sexo masculino como o feminino e está muito associada a situações de resistência à insulina como no pré diabetes. Assim, pessoas obesas e de pele escura estão mais sujeitas a apresentarem os sinais. Crianças que apresentem Acantose Nigricans têm alto risco de desenvolverem futuramente diabetes tipo II.

Afinal, o que provoca a Acantose Nigricans?

As manchas escuras na pele são provocadas por um aumento da reprodução das células da epiderme, quase sempre estimuladas por excesso de insulina circulante. Outros fatores como medicamentos, alterações hormonais e até tumores, também podem estimular este crescimento anormal.

Acantose Nigricans de dorso do pé
Acantose Nigricans em fase inicial no dorso do pé

Em resumo, as principais causas são:
  • Pré Diabetes (excesso de insulina circulante)
  • Obesidade
  • Medicamentos como anticoncepcionais, quimioterápicos, hormônios (crescimento, tireóide) e até mesmo suplementos alimentares.
  • Doenças endócrinas como hipotireoidismo, doenças das glândulas suprarrenais e da glândula hipófise.
  • Uso de Corticoides tipo Prednisona.
  • Altas doses de Niacina (vitamina B3).
  • Cistos ovarianos.
  • Câncer de estômago ou fígado (raros).

Como diagnosticar a Acantose Nigricans?

O diagnóstico é bastante simples devido às características peculiares das manchas, como o tipo, localização e o grupo de risco. Havendo dúvidas quanto a se tratar de um tumor de pele uma biópsia poderá ser realizada.

Exames para confirmar o pré diabetes e comprovar obesidade (IMC) devem ser realizados, assim como outros exames endocrinológicos se houverem suspeitas de doenças endócrinas.

Como tratar a Acantose Nigricans?

Como a Acantose Nigricans é um sinal, o tratamento deve ser direcionado para a doença de base, como a obesidade, o pré diabetes, doença endócrina se houver, suspensão de medicamentos suspeitos e raramente, mas é bom lembrar, tratamento de algum tumor abdominal se for o caso.

O uso de cremes pode ajudar a clarear a pele, mas a causa base deve ser tratada simultaneamente.

Nos casos em que haja infecções, antibióticos locais e sistêmicos poderão ser necessários assim como a higienização local.

A terapia com Laser, poderá ajudar no aspecto estético clareando as áreas escuras e diminuindo a espessura da pele afetada.

Espero ter ajudado a esclarecer sobre sinais tão comuns na nossa população e que são frequentemente mal interpretados, perdendo-se a oportunidade de realizar-se diagnósticos precoces de situações como o pré diabetes, alterações endócrinas, efeitos colaterais de medicamentos e até mesmo de tumores.

Abraços e até o próximo post.