Inchaço nas pernas é sinal de Trombose?
Pernas inchadas é um motivo muito comum de consultas com o Angiologista e o Cirurgião Vascular. A grande preocupação e o principal motivo para tais consultas é o medo de se tratar de trombose venosa profunda (TVP). Este medo tem fundamento, mas vamos esclarecer um pouco mais as coisas.
Uma TVP pode se apresentar como uma perna inchada (edemaciada). O motivo para o inchaço, neste caso, está nas obstruções do retorno venoso que ocorre nas veias obstruídas por trombos.
Agora vamos raciocinar um pouquinho; o edema ocorre devido aos trombos localizados no interior das veias na perna (membro) com TVP. Em outras palavras, o edema ocorre no membro com TVP e isso explica perfeitamente o edema em UM membro!
Mas como explicar o edema nas duas pernas (bilateral)?
Para que o edema bilateral seja devido à TVP é necessário que os dois membros apresentem TVP simultaneamente (possível, mas bem raro), ou então que a trombose seja na Veia Cava Inferior (VCI), que é o local onde as veias que trazem o sangue das pernas se juntam em uma grande veia, a VCI. Novamente, possível, mas bem infrequente, embora sempre devemos aventar esta possibilidade e, também a possibilidade da compressão extrínseca da VCI por tumores do retroperitônio.
Ora, se a TVP da VCI é relativamente rara, como explicar os edemas bilaterais dos membros inferiores que são relativamente frequentes?
A resposta está em causas sistêmicas. O que seriam as causas sistêmicas?
Causas sistêmicas são situações que afetam o corpo todo, como alguns medicamentos (p. ex. anlodipina e losartana, utilizados para controle da pressão arterial), algumas doenças como a insuficiência cardíaca, e a desnutrição com queda da albumina sanguínea. Outras causas seriam as posturais como ficar muito tempo sentado ou em pé, ainda existem as causas atmosféricas como a queda da pressão atmosférica em locais altos ou em viagens de avião e as temperaturas elevadas que provocam uma vasodilatação sanguínea podendo levar aos edemas.
Mas por que uma causa sistêmica faria edemaciar os tornozelos e pernas? A resposta é que o edema é água fora da circulação e o local preferencial para que ocorra este acúmulo é nos locais mais baixos, ou seja, tornozelos.
Em resumo:
Edema unilateral (um membro) deveremos pensar primeiro em TVP enquanto um edema bilateral será provavelmente devido à causa sistêmica, embora a possibilidade de TVP possa existir, mesmo que raramente.
Espero ter conseguido esclarecer um pouco sobre esta dúvida tão frequente.
Até o próximo Post.