Muita gente acredita que as varizes são causadas apenas por genética, gestações, sedentarismo ou ficar muito tempo em pé.
Embora esses fatores realmente contribuam, a principal causa para o surgimento das varizes tem origem bem mais antiga — na própria evolução da espécie humana.
Você sabia que o simples fato de sermos bípedes, ou seja, andarmos em pé sobre duas pernas, já nos torna mais propensos a desenvolver varizes?
Neste artigo, explico como a evolução humana alterou a dinâmica do fluxo venoso proveniente dos membros inferiores e porque isso nos torna os únicos mamíferos que apresentam esta patologia.
Como é o fluxo normal no sistema venoso?
O sistema circulatório é um sistema fechado, através dele o fluxo flui pelas artérias para os tecidos de todo o corpo,
retornando ao coração pelas veias.
Nas veias o fluxo sanguíneo é em direção centrípeta, ou seja, todas as veias trazem sangue em direção ao coração. Nas veias da cabeça este fluxo segue a força da gravidade para baixo sem encontrar resistência. A situação muda em relação aos membros. Nos membros superiores (braço, antebraço e mão), a dificuldade de retorno venoso ao coração é muito pequena, pois a distância até o Átrio direito (coração) é muito curta e o trajeto é praticamente na horizontal. A maior dificuldade está no retorno venoso provindo dos membros inferiores. Vindo deles o fluxo tem que percorrer uma distância muito maior, e no sentido vertical – quando estamos em pé –, contra a força da gravidade até chegar ao coração. Para contornar esta dificuldade fomos dotados de válvulas venosas. O problema é que elas acabam nas virilhas, deste ponto em diante praticamente não existem!
O que são varizes?
As varizes são a doença vascular mais comum: estima-se que cerca de 30% a 50% das mulheres e até 20% dos homens tenham algum grau de varizes durante a vida.
Varizes são veias dilatadas, tortuosas que perderam a capacidade de promover o retorno venoso. Localizadas geralmente nas pernas, surgem quando as válvulas venosas deixam de funcionar corretamente e permitem o refluxo de sangue. O refluxo (ou insuficiência, incompetência) leva a um aumento da pressão venosa fazendo com que as veias se dilatem e fiquem tortuosas. O sangue começa a se acumular nestas veias dilatadas – as varizes -, em vez de retornar de forma eficiente ao coração.
Por que só os humanos têm varizes?
Você já parou para pensar por que entre todos os mamíferos, só os humanos apresentam esta doença?
A culpa está na evolução da nossa espécie: à medida que evoluímos de quadrúpedes e passamos a caminhar eretos sobre duas pernas, nossa circulação de retorno venoso das pernas sofreu alterações muito importantes.
-
- O coração, mais precisamente o Átrio Direito, para onde o sangue venoso retorna, ficou localizado muito mais alto, quando estamos em pé.
- Como andar em duas “patas” não estava previsto, somente os membros (inferiores e superiores) apresentam válvulas venosas, pois eram as únicas estruturas que ficavam na vertical.
- As veias a partir das virilhas até o coração não costumam apresentar válvulas, pois enquanto quadrúpedes este trajeto era na horizontal.
- O problema da gravidade
O fato de o coração ter ficado num local mais elevado por estarmos em pé, e a ausência de válvulas venosas na veia Cava Inferior e nas veias Ilíacas, faz com que a pressão hidrostática venosa (pressão de líquido) fique muito elevada a partir das virilhas em direção às pernas. Assim, o fluxo venoso a partir das pernas tem que seguir para cima e contra a força da gravidade.
Ao longo de décadas e associados a outros fatores agravantes, as válvulas venosas podem perder a função, apresentando refluxo e hipertensão venosa que culminam no aparecimento das varizes.
Evolução e adaptação
Ficar em pé nos trouxe muitas vantagens — como ter as mãos livres e enxergar mais longe —, mas também trouxe alguns “preços”: maior risco de varizes, hérnias de disco e outros problemas associados à postura.
Outros fatores que contribuem
É claro que existem outros fatores além do bipedismo, aumentam ainda mais a chance de termos varizes.
Entre os principais, se destacam:
-
- Predisposição genética
- Gravidez
- Obesidade
- Longos períodos em pé ou sentado
- Envelhecimento
- Traumas venosos
- Tromboses venosas
- …
Como tratar e prevenir?
Mesmo que a evolução nos tenha deixado mais vulneráveis, é possível reduzir os riscos e tratar as varizes de forma eficaz:
-
- Pratique atividade física regularmente
- Evite ficar obeso
- Use meias de compressão quando indicado
- Evite ficar muito tempo parado na mesma posição
- Procure um especialista para avaliar e indicar o melhor tratamento (que pode incluir laser, espuma ou cirurgia)
Conclusão
O fato de sermos humanos, bípedes e longevos já nos predispõe às varizes. Mas isso não significa que não podemos cuidar das nossas pernas e minimizar os efeitos dessa herança evolutiva.
Devemos ter em mente que as varizes são uma doença com piora progressiva ao longo do tempo, assim, o ideal é tratá-la precocemente antes que apresente complicações.
Se você já notou veias saltadas ou sintomas como dor, cansaço ou inchaço nas pernas, não hesite em procurar orientação de um especialista em cirurgia vascular.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo post.
📞 Quer saber qual é o melhor tratamento para o seu caso?
Agende sua consulta! (84) 9-8801-0855