10 perguntas sobre o tratamento de Varizes com Radiofrequência

10 perguntas sobre o tratamento de Varizes com Radiofrequência

Tenho percebido que o tema tratamento de Varizes com Radiofrequência ainda gera muitas dúvidas por parte dos pacientes no consultório. Assim, vamos às 10 perguntas mais frequentes e as suas respostas.

  1. O que é Procedimento VenefitTerapia Endovenosa Controlada?

É uma opção de tratamento minimamente invasivo que utiliza a energia por radiofrequência (RF) para tratar de modo eficaz os pacientes que sofrem de veias varicosas ou insuficiência venosa crônica (IVC). Um especialista em veias insere o cateter ClosureFast na veia comprometida para fornecer calor constante e uniforme a fim de contrair o colágeno nas paredes das veias, fazendo com que elas se encolham e se fechem. Assim que a veia comprometida se fecha, o sangue é desviado para outras veias sadias.

  1. No que o Procedimento Venefitse diferencia da cirurgia de extração da veia (safenectomia venosa)?

Durante a safenectomia venosa, são feitas incisões na virilha e no tornozelo e uma ferramenta é introduzida através da veia afetada para a sua remoção da perna. Com o Procedimento Venefit™, apenas uma pequena incisão é feita no local de inserção, a veia é tratada e então deixada no lugar. Esta abordagem minimamente invasiva reduz a probabilidade de dor e hematomas.1,2

  1. No que o Procedimento Venefitse diferencia do laser endovenoso?

Embora o Procedimento Venefit™ e a ablação endovenosa com laser sejam ambos procedimentos minimamente invasivos, um estudo comparativo multicêntrico mostrou que o Procedimento Venefit™ estava associado a taxas menores estatisticamente significativas de dor, hematomas e complicações. Os pacientes que se submeteram ao Procedimento Venefit™ também relataram melhoria na qualidade de vida até quatro vezes mais rápida do que os pacientes tratados com ablação endovenosa a laser (o estudo foi realizado com laser 980 nm). 3

  1. Quanto tempo dura o Procedimento Venefit?

O Procedimento Venefit™ leva aproximadamente 45-60 minutos, embora os pacientes normalmente possam passar 2-3 horas no centro médico, devido aos procedimentos de rotina do pré e pós-operatório. 

  1. O Procedimento Venefité doloroso?

A maioria dos pacientes relatou sentir pouca ou nenhuma dor durante o Procedimento Venefit™.3 O seu médico deverá administrar um anestésico local ou regional para anestesiar a área de tratamento.

  1. O Procedimento Venefitrequer anestesia?

O Procedimento Venefit™ é geralmente realizado sob anestesia local ou regional em um centro cirúrgico ambulatorial. 

  1. Com que rapidez posso voltar às minhas atividades normais após o tratamento?

Os pacientes tratados com o Procedimento Venefit™ podem retornar às suas atividades normais mais rapidamente do que os pacientes que se submetem à extração cirúrgica da veia ou à ablação endovenosa a laser. Com o procedimento Venefit™, o paciente, em média, retorna às atividades normais em poucos dias.4

Durante algumas semanas após o tratamento, o seu médico pode recomendar um regime de caminhadas regulares e sugerir que você evite atividades extenuantes (por exemplo, levantar peso) ou evite permanecer em pé por períodos prolongados.

  1. O Procedimento Venefité adequado para todas as pessoas?

Somente um especialista em veias pode dizer se o Procedimento Venefit™ é a opção certa para o seu problema de veias. A experiência tem mostrado que muitos pacientes com veias varicosas ou IVC podem ser tratados com o Procedimento Venefit™.

  1. A idade é um fator importante para o Procedimento Venefit?

A etapa mais importante na hora de determinar se o Procedimento Venefit™ é ou não adequado para você é um exame de ultrassom realizado por seu especialista em veias. A idade em si não é um fator importante na hora de determinar se o Procedimento Venefit™ é ou não adequado para você. O Procedimento Venefit™ tem sido utilizado para tratar tanto homens como mulheres em uma ampla faixa etária.

  1. Qual é a eficácia do Procedimento Venefit?

Um grande estudo multicêntrico internacional demonstrou que o Procedimento Venefit™ é 93% eficaz em um período de três anos.5

Assista um vídeo com animação do procedimento de radiofrequência.

Dr. Abdo Farret Neto

Referências:

  1. LurieF, Creton D, Eklof B, Kabnick LS, Kistner RL, Pichot O, e outros. Estudio aleatorio prospectivo de obliteración por radiofrecuencia endovenosa. (Procedimiento Closure) versus ligadura y extracción en pacientes seleccionados (Estudio EVOLVeS). J Vasc Surg 2003; 38; 2:207-14
  2. Hinchliffe RJ, e outros. Ensayo controlado aleatorio prospectivo de VNUS Closure versus Cirugía para el tratamiento de venas safenas varicosas de larga recurrencia. Eur J Vasc Endovasc Surg Fevereiro de 2006; 31; 2:212-218
  3. Almeida JI, J Kaufman, Göckeritz O, e outros. Radiofrecuencia endovenosa ClosureFast versus ablación con láser para el tratamiento de reflujo importante de vena safena: estudio aleatorio simple ciego multicéntrico (Estudio RECOVERY). J Vasc Interv Radiol. 2009; 20:752-759.
  4. LH Rasmussen, M. Lawaetz, Bjoern L., B. Vennits, A. y B. Blemings Eklof, Ensayo clínico aleatorio que compara la ablación endovenosa con láser, la ablación por radiofrecuencia, la escleroterapia con espuma y la extirpación quirúrgica de venas varicosas safenas grandes. British Journal of Surgery Society Ltd., Wiley Online Library, www.bjs.co.uk, 15 de março de 2011.
  5. Proebstle T. e outros. Seguimiento europeo de tres años para ablación térmica segmentaria potenciada mediante radiofrecuencia endovenosa de la vena safena grande, con o sin tratamiento de varices de la pantorrilla. JVS; Julho de 2011.