Meias elásticas para viagem. Quando devo usar?
As meias elásticas medicinais raramente apresentam contraindicações ao seu uso. Contudo, não é por causa disso que devem ser utilizadas indiscriminadamente. Costumo dizer que não nascemos de meias elásticas, sendo assim seu uso deve ser restrito a situações médicas que justifiquem o gasto com o produto e o trabalho para calçá-las e descalçá-las.
Vamos começar pelas duas principais contraindicações: Isquemias graves (falta de circulação arterial) e Infecções agudas nos membros inferiores. Nestas situações o próprio paciente será o primeiro a não suportar calçar as meias elásticas.
Agora vamos entender como as meias funcionam.
Elas são fabricadas com um tecido elástico e apresentam uma compressão graduada, ou seja, a maior compressão é realizada no tornozelo e gradualmente vai diminuindo em relação à panturrilha e coxa. Esta compressão gradual é necessária porque a maior pressão hidrostática ocorre no tornozelo, pois é o lugar mais baixo da perna sendo assim o local primeiro a inchar. Outro motivo é para não ocorrer um efeito “garrote”, aperto circular, em um ponto mais alto do que o tornozelo que provocaria neste caso um represamento do sangue e piora do edema.
A compressão elástica serve como uma força de retenção à expansão do edema, dificultando o seu aparecimento. Serve também para comprimir as varizes (que são veias dilatadas do sistema superficial) dificultando que ocorra o refluxo de sangue (algo indesejado), e impedindo que o sangue fique parado nas dilatações varicosas o que facilitaria a trombose (tromboflebite).
Fica claro que as três principais indicações são:
-
- combater o edema,
- evitar o refluxo venoso
- evitar a estase venosa (sangue parado nas veias).
O que ocorre quando viajamos de avião?
Duas coisas superimportantes acontecem:
-
- Ficamos muito tempo sentados praticamente imóveis sem ativarmos o “coração periférico” permitindo que o sangue e outros líquidos se acumulem nas extremidades inferiores ocasionando edema.
- A pressão atmosférica dentro da aeronave, mesmo pressurizada, é muito menor que a pressão atmosférica no solo. Embora não percebamos, a pressão atmosférica age como uma grande meia elástica que comprime o nosso corpo o tempo todo dificultando os edemas. Ao estarmos em um ambiente de baixa pressão atmosférica (dentro do avião em nível de cruzeiro), esta pressão diminui e ficamos propensos aos edemas.
Depois de entendermos estes pontos, vamos à pergunta: quem deveria utilizar meias elásticas em viagens aéreas?
-
- Quem não apresenta as contraindicações citadas acima
- Pessoas que apresentam doenças que provoquem edemas nos membros inferiores.
- Quem tem varizes nos membros inferiores
- Quem já percebeu que incha muito ao viajar de avião
- Quem tem história de tromboses venosas
- Com risco potencializado de tromboses
-
-
- Tabagistas
- Em uso de hormônios femininos
- Com infecções sistêmicas
- Com neoplasias
- Outros estados trombofílicos
-
Algumas recomendações:
- Como elas são utilizadas para prevenir o edema, devem ser vestidas antes do edema ocorrer, ou seja, pela manhã que é o horário no qual as pernas estarão menos inchadas.
- As meias elásticas devem estar confortáveis e perfeitamente adaptadas ao seu tornozelo, perna e coxa, jamais promovendo algum tipo de garroteamento!
- Devem ser prescritas por um médico com conhecimento de causa que decidirá sobre o comprimento, ¾ (até o joelho), até a coxa ou meia calça assim como a compressão (normalmente uma meia de ¾ de média compressão) é indicada, pois é eficiente para combater o edema de viagens e são mais confortáveis durante o voo.
Mensagem final:
As meias não são curativas, elas são paliativas, ou seja, apenas combatem o aparecimento de sinais e sintomas de situações ou doenças que estão na raiz dos edemas.
Lembre que os edemas na maioria das vezes são um aviso que alguma coisa não está bem no seu corpo, sendo assim é superimportante pesquisar se existe uma doença causadora, principalmente se você apresenta edemas que ocorrem no seu dia a dia.
Até o próximo post.
@abdofarret (Instagram, YouTube e Tik Tok)