Cirurgia de Varizes – As veias retiradas na cirurgia não fazem falta?

Neste post sobre cirurgia de varizes, abordo um assunto frequentemente questionado pelos pacientes no consultório de Angiologia e Cirurgia Vascular:

As veias retiradas não fazem falta?

Vamos por etapas…

Em primeiro lugar temos que entender que as veias trazem o sangue de volta ao coração. Para isto ocorrer elas têm de estar com o funcionamento normal. Fazem parte deste processo fisiológico vários componentes. Contudo, para que ele ocorra de maneira adequada é fundamental o correto funcionamento das válvulas venosas. As válvulas direcionam o fluxo no sentido proximal, ou seja, no sentido do coração e também segmentam as pressões que as paredes das veias devem suportar quando a pessoa está em pé.

E as varizes?

As varizes são veias doentes, tortas e dilatadas nas quais a função das válvulas foi há muito tempo perdida. Sendo assim, quando estamos em pé o sangue deixa de retornar pelas veias doentes das nossas pernas. Pior que isso, o sangue simplesmente reflui (desce ao invés de subir) nas veias varicosas. Isto explica grande parte dos sintomas como “pernas cansadas” e “edemas” (inchaço) mais presentes ao final do dia nos pacientes com varizes.

Muito bem, se as veias que se transformaram em varizes não trazem mais o sangue das pernas quando estamos em pé; quem está trazendo? A resposta é – as veias normais.

Agora pare e pense: se as veias varicosas levam o sangue no sentido contrário devido ao refluxo, as veias normais devem fazer um trabalho dobrado ao retornar o volume de sangue para qual elas já estavam destinadas MAIS o sangue que reflui (anda no sentido contrário) pelas veias varicosas gerando sobrecarga. Percebeu?

Muito bem. E o papel da cirurgia de varizes, qual é?

A cirurgia de varizes como o nome sugere, elimina as veias varicosas (que são doentes e apresentam fluxo de sangue invertido) preservando as veias normais.

Depois da cirurgia de varizes, as veias normais ficam livres do acúmulo de trabalho de trazer o sangue proveniente do refluxo das varizes. As veias normais, passam a funcionar de modo mais adequado trazendo a quantidade de sangue que deveriam trazer sem a carga extra imposta pelas veias doentes eliminadas pela cirurgia de varizes.

Ficou claro?

Deixe um comentário