Qual é a idade máxima para operar varizes?

Qual é a idade máxima para operar varizes

Qual é a idade máxima para operar varizes?

Esta é uma boa pergunta, mas primeiro vamos ver o que é varizes e quais são as suas consequências.

Varizes são veias que ficaram permanentemente dilatadas e tortuosas, ou seja, são veias doentes. As consequências desta doença são em graus muito variáveis, dependendo em grande parte do número de veias doentes e do tempo de doença, sendo de longe a complicação mais comum a tromboflebite, que é a trombose de uma varize.

Como a doença varicosa avança com o passar do tempo, costumam aparecer os sintomas da insuficiência venosa crônica (IVC). Via de regra a IVC costuma evoluir ocasionando o eczema varicoso, a dermatite ocre (manchas escuras localizadas tipicamente próximas aos tornozelos), sendo o estágio final a úlcera varicosa.

Como a IVC é um processo evolutivo, demora muitos anos para que as principais consequências ocorram, sendo comum atingirem os mais idosos.

Um grande problema é que normalmente o tratamento clínico de uma úlcera varicosa (estágio final da IVC) exige longos períodos de repouso no leito com as pernas elevadas justamente num grupo etário que por inúmeras razões não deve permanecer acamado por muito tempo.

Hoje em dia, existem muitas técnicas alternativas à cirurgia convencional de varizes, sendo elas a Radiofrequência, o Laser e a Espuma Densa.

Cada uma delas têm suas indicações que se encaixam melhor no quadro individual de cada paciente, mas todas têm em comum serem pouquíssimo invasivas, ou seja, procedimentos sem cortes, feitas em regime ambulatorial muitas vezes sob anestesia local, e principalmente sem exigência de repouso no pós procedimento.

Explicado isto, então vamos a resposta da pergunta – qual é a idade máxima para operar varizes? – que deve levar em consideração dois aspectos – as queixas do paciente e o grau de aptidão física.

As queixas relativas a IVC serão avaliadas pelo Angiologista, Cirurgião Vascular e o grau de aptidão física costuma ser visto através do Risco Cirúrgico dado pelo Cardiologista ou mesmo pelo Clínico ou Geriatra do paciente.

Sendo assim, havendo desejo do paciente, indicação do tratamento da IVC e o um Risco Cirúrgico aceitável, o tratamento poderá ser realizado independente da idade.

Até o próximo post.

Deixe um comentário