Posso usar Laser para tratar varizes no rosto?
A questão acima gera outra pergunta; Varizes ou Microvarizes?
Vamos começar esclarecendo o que são Varizes e Telangiectasias.
Varizes são veias calibrosas e tortuosas geralmente com mais de 3 mm de diâmetro, enquanto as Microvarizes ou Telangiectasias são veias muito finas, medindo menos de 1 mm de diâmetro.
O tratamento das Microvarizes é realizado através das escleroterapias que são tratamentos que injetam alguma substância irritante para o endotélio das Microvarizes e assim as elimina.
Porém, para “injetar” alguma coisa precisamos de uma agulha, e agulha no rosto dói… Além disso, injetar uma substância irritante para o endotélio numa área tão sensível como o rosto pode trazer irritações e efeitos não desejados em outras áreas da face.
Outra maneira de tratar as Microvarizes é através da “cauterização” que é a aplicação de calor sobre elas.
Então, o LASER aparece como uma ótima opção!
E como LASER funciona?
A luz do LASER utilizado para eliminar Microvarizes é absorvida pela cor vermelha do sangue que está dentro da Microvarize. Sendo absorvida, a energia contida na luz é transformada em calor, e este calor cauteriza o vasinho.
Quais as vantagens da utilização do LASER para tratar Microvarizes no rosto?
Em primeiro lugar destaca-se a não utilização de agulhas, e em segundo lugar a não injeção de líquidos irritantes. Pode-se ainda ter uma terceira vantagem, relativa, que é a maior rapidez no efeito final do tratamento empregado.
Então a resposta para a pergunta se podemos empregar o LASER para tratar Microvarizes na face é um grande SIM!
Já a utilização de LASER para tratar veias dilatadas da face (testa) será assunto para um outro post.