Laser, Radiofrequência, Espuma ou Cirurgia para tratar Varizes?

Laser, Radiofrequência, Espuma ou Cirurgia para tratar Varizes?

 

Qual técnica escolher; Laser, Radiofrequência, Espuma ou cirurgia para tratar Varizes? Esta é uma dúvida frequente que deve ser devidamente esclarecida.

 

Vamos primeiro diferenciar entre tratar varizes e tratar as Safenas doentes.

Varizes são veias doentes que ficaram dilatadas e tortuosas e devem ser tratadas sempre que as condições clínicas do paciente permitirem.

As safenas doentes se referem a situação na qual apresentam refluxo, insuficiência ou incompetência. Ou seja, a veia safena perdeu a sua função que é a capacidade de orientar o fluxo corretamente no sentido do retorno ao coração. Esta situação ocorre devido ao funcionamento inadequado das válvulas venosas e é acompanhada de aumento na pressão dentro da veia, principalmente nas regiões da perna e tornozelo. Este aumento de pressão, entre outras coisas pode causar varizes, eczema, dermatite ocre e até úlcera varicosa. Esta situação é chamada de insuficiência venosa crônica (IVC).

 

As safenas assim como as varizes podem apresentar trombose, e neste caso se chama de tromboflebite, mas isso já é assunto para um novo post (aguardem).

 

Primeiro vamos falar sobre o tratamento das safenas doentes. É fundamental saber:

 

  • Até o presente momento a única maneira de tratar safenas doentes é pela suas eliminações (não existe técnica para corrigir as válvulas doentes que ocasionam o refluxo em safenas).
  • A cirurgia convencional elimina o problema extirpando as safenas doentes que precisam ser eliminadas.
  • O Laser e a Radiofrequência são técnicas de termo ablação, ou seja, eliminam as safenas doentes por aplicação de calor dentro das veias provocando a cauterização dos segmentos tratados. Por apresentarem ótimos resultados sem a necessidade de cortes ou extirpações, oferecem um pós procedimento praticamente indolor com rápido retorno às atividades do dia a dia. Devido à estas características, a termo ablação é considerada a técnica de primeira escolha pelas principais sociedades médicas mundiais.
  • A espuma elimina as safenas doentes através da injeção de uma substância que agride e destrói a parede interna das veias tratadas. Sua principal vantagem é ser um procedimento que pode ser realizado no consultório. Contudo, é procedimento que necessita de várias sessões, pode manchar o trajeto tratado e tem alto índice de recidiva, principalmente quando se trata de safenas calibrosas.

 

Agora vamos falar sobre o tratamento das varizes:

 

  • A cirurgia convencional, através de micro incisões que não necessitam de pontos elimina as varizes pela retirada delas. Apresenta ótimos resultados funcionais sendo uma grande opção no tratamento de varizes. Contudo, costuma deixar hematomas no pós-operatório imediato que podem levar semanas ou até mesmo meses para desaparecerem.
  • O Laser pode ser utilizado para tratar varizes, embora necessite uma fibra especial e seja uma técnica trabalhosa pois necessita da punção de cada segmento varicoso com a passagem da fibra do Laser e a termo ablação de cada segmento tratado. Tem a vantagem de não necessitar de cortes, mas pode ocasionar manchas e até mesmo queimaduras de pele em algum segmento tratado, principalmente se a varize for muito superficial.
  • A Radiofrequência também pode ser utilizada para tratar varizes numa técnica semelhante a empregada no Laser, contudo, também precisa de um cateter especial para este fim e não é empregada de rotina no nosso país.
  • A espuma pode ser utilizada para tratar varizes, podendo ser empregada no consultório. É uma ótima opção para tratamento de úlceras varicosas, para varizes dérmicas ou em locais com dermatoesclerose (pele e subcutâneo muito endurecidos devido à IVC). Tem a desvantagem de poder manchar a pele conforme já dito anteriormente.

 

Em resumo, existem várias técnicas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Então como devo escolher qual é a melhor para o meu caso?

Escolha um ótimo especialista qualificado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, confie nele e o deixe escolher para você!

Até o próximo post.

Deixe um comentário