Compartilho um caso desafiador que realizamos no Hospital Universitário Onofre Lopes de Natal (HUOL), no qual a paciente apresentava um aneurisma da aorta abdominal justa renal com colo bastante angulado e de aproximadamente 8mm. Como fatores complicadores adicionais haviam ilíacas finas, calcificadas e com estenoses criticas nas ilíacas comuns. Por fim, a paciente também apresentava rim único com estenose crítica no óstio da renal esquerda.
O caso foi abordado através de passagem de cateter Pigtail centimetrado via braquial direita posicionado na aorta abdominal.
A angioplastia renal esquerda foi realizada com implante de Stent Dynamic renal 5×19 o qual propositadamente foi implantado protuindo na aorta abdominal para servir de ponto balizador no qual a endoprótese deveri ” tocar”.
O aneurisma foi tratado com o implante de endoprótese Gore Excluder C3 28,5x12x120 com extensões 14x12x120 e 14x12x100.
Um balão Coda foi utilizado para acomodações da prótese e das extensões. Ele também foi empregado para dilatar as estenoses de ilíacas comuns.
Os controles angiográficos finais evidenciaram o selamento completo do saco aneurismático mantendo-se perfusão nas ilíacas internas.
A paciente evoluiu sem intercorrências tendo recebido alta para controle ambulatorial no terceiro dia de pós-operatório.
Assista o vídeo do caso pelo link: https://youtu.be/yTsXia9rg1A
aneurisma da aorta abdominal justa renal