Existe ponte safena para as pernas?
A veia Safena ficou famosa justamente devido à Ponte de Safena, mas é preciso saber um pouco mais sobre a Safena e a Ponte de Safena.
Vamos lá.
A Safena é uma veia comprida que tem origem no tornozelo e termina na virilha onde se comunica com a veia Femoral Comum. A veia Safena faz parte do sistema venoso superficial e tem relativamente pouca importância no transporte de sangue das veias das pernas. Ser comprida, estar no sistema superficial e ter pouca importância no retorno venoso era tudo que nós cirurgiões vasculares e cardiovasculares precisávamos para utilizá-la como uma ponte nos casos de obstruções de artérias.
Desde a Segunda Guerra Mundial, os cirurgiões passaram a utilizar pontes de safenas para casos de ferimentos que destruíssem as artérias. Contudo, a Ponte de Safena ganhou notoriedade quando começou a ser utilizada como ponte entre a Aorta e as artérias coronarianas (artérias do coração) passando a ser sinônimo deste tipo de cirurgia (leia “A veia do coração” no blog).
Apesar da fama adquirida com a cirurgia cardíaca, a Ponte de Safena sempre foi utilizada para tratar obstruções das artérias nos membros.
É verdade que com os incríveis avanços nas técnicas de angioplastias e implantes de Stents as Pontes de Safenas para os membros inferiores tiveram uma acentuada redução, passando de ser a única opção para restauração da circulação arterial nos membros até a década de 90 para a posição de exceção para os casos nos quais as angioplastias e recanalizações (desobstruções) não conseguem ser realizadas.
Então, respondendo à pergunta: Existe Ponte de safena para as pernas?
A resposta é mais do que SIM, pois na verdade a Ponte de Safena para as pernas é a mãe da Ponte Safena para o coração.
Até o próximo post.