Formigamento é falta de circulação?

Formigamento é falta de circulação?

É bem comum nós Angiologistas e Cirurgiões Vasculares, recebermos pacientes que vêm consultar devido a queixas de formigamentos e dormências nas pernas e até nos braços.

Neste post vou esclarecer um pouco melhor o que representam estes sintomas.

Formigamentos e dormências são queixas sensitivas e quem fornece os dados para o cérebro interpretar nossas sensibilidades são os nervos sensitivos.

Sendo assim, fica claro que as queixas sensitivas (dormências e formigamentos) se referem a um mau funcionamento do sistema neurológico, quase sempre relacionado a alguma dificuldade na transmissão dos dados sensitivos pelos nervos periféricos.

As causas mais frequentes que alteram a transmissão dos dados sensitivos pelos nervos periféricos ao cérebro são as compressões destes nervos ao longo do seu trajeto, ou mesmo próximo à chegada à medula (espinha dorsal). A medula funciona como um grande cabo que conecta os nervos periféricos ao cérebro. Por ser fundamental ao funcionamento do nosso corpo, ela fica protegida dentro de estruturas ósseas da coluna. Assim, para os nervos periféricos se conectarem à medula eles precisam passar por finos espaços entre os ossos (forames) da coluna.

Quando apresentamos inflamações, contraturas, desvios na coluna ou mesmo hérnias de disco, os nervos periféricos que penetram nas regiões afetadas terão o seu funcionamento alterado acarretando queixas no local onde o nervo atua. Por exemplo, se o nervo responsável pela inervação da lateral da coxa estiver sendo comprimido ao entrar na coluna, a lateral da coxa irá apresentar as queixas da dificuldade de inervação.

Outra causa bastante comum de queixas de alterações sensitivas são as neuropatias periféricas, sendo as mais comuns a diabética e a alcoólica.

Nestes casos as queixas sensitivas costumam ser simétricas, ou seja, iguais nos dois membros afetados, iniciando geralmente pelas partes mais distais (os pés) pois representam os trajetos dos nervos mais longos do nosso corpo, estando assim, mais sujeitos aos efeitos das causadoras das neuropatias.

E há possibilidade de queixas sensitivas serem de origem vascular?

Sim, em pelo menos duas situações.

  • Graves insuficiências venosas, onde o acúmulo de sangue praticamente parado nos capilares venosos acaba prejudicando a oxigenação e nutrição dos tecidos levando assim a um mau funcionamento dos nervos sensitivos daquela região.
  • Em casos de obstruções arteriais onde a falta de circulação arterial leva à falta de oxigenação e nutrição tecidual, sendo nestes casos, os nervos os primeiros a serem afetados devido à sua alta necessidade metabólica.

Em resumo, as queixas de formigamentos e dormências costumam ser devido a problemas neurológicos, contudo, em algumas situações elas podem ser motivadas por alterações vasculares.

Sempre é aconselhável consultar um especialista, neurologista ou um angiologista para esclarecer qual é o motivo e gravidade das suas queixas.

Até o próximo post.

Deixe um comentário