Salto Alto dá Varizes!
Será mesmo?
Salto alto e varizes é um assunto muito comentado, contudo, nuca li algum artigo realizado com rigor científico sobre este tema.
Então vamos abordá-lo sob a luz dos fatos.
As varizes são provocadas basicamente pelos seguintes fatores;
- genéticos (tendência familiar),
- alterações hormonais e do fluxo sanguíneo que ocorrem durante a gestação,
- envelhecimento, que leva à flacidez dos tecidos,
- obesidade que dificulta o retorno do sangue venoso dos membros inferiores,
- ortostatismo prolongados nos casos de certas profissões que exigem uma posição em pé durante muitas horas por dia (porteiros, vigias, balconistas, …),
- fatores hormonais,
- após tromboses venosas, no caso das varizes secundárias.
Os mecanismos fisiológicos para o retorno sanguíneo já foram abordados noutros posts, e os mais importantes são, a compressão da esponja plantar a contração da musculatura da panturrilha e a respiração. Todos estes ocorrem quando caminhamos ou corremos.
E o salto alto? Até agora, nada!
Vamos tentar encaixar num dos fatores para o aparecimento de varizes?
O problema é que não se encaixa em nenhum, exceto, talvez, provocando alguma dificuldade nos mecanismos fisiológicos para o retorno venoso…
Contudo, devemos pesar quantas horas por dia, ou semana a pessoa passará usando sapato alto, quanto alto é salto e quanto confortável ou desconfortável é o sapato. Ou seja, para que possa realmente ser considerado como um fator importante, seu uso teria que ser muito intenso e desconfortável o suficiente para atrapalhar uma caminhada normal. Não vislumbro muitas mulheres que se enquadrem nesta situação!
Portanto, podem usar saltos (confortáveis) que vocês ficam muito elegantes!
Até o próximo post.